Phogo Mobi

brevvi.cro
3 min readDec 5, 2020

/ perspectivas

Em meados dos anos 60, Gordon Moore, chairman da Intel, previu que a cada 18 meses o número de transistores dobraria e seu custo cairia pela metade, projetando uma tendência que hoje conhecemos como a lei de Moore.

Moore’s Law — The number of transistors and resistors on a chip doubles every 24 months

A evolução tecnológica é talvez o processo evolutivo mais rápido entre tudo o que conhecemos, e provavelmente muito além de nosso controle. A cada ciclo a capacidade computacional aumenta e seu tamanho diminui. A nano tecnologia é uma evidência disso.

Hoje falamos em saltos quânticos, nos aproximando mais da ficção científica e do hiperespaço. E o Sycamore é o exemplo disso. Conhecido como o computador mais rápido do mundo, é motivo de orgulho de seu criador, o Google, e colocado em dúvida por um gigante rival a IBM.

Assim como Moore, fazendo uma projeção de uma possível tendência, o Google divulgou recentemente que sua criatura, o Sycamore, havia conquistado a supremacia quântica — um limite de capacidade de calcular muito além da realidade tecnológica em vigor atualmente.

Photo by Arthur Mazi on Unsplash
Photo by Arthur Mazi on Unsplash

Com a tecnologia se superando em um tempo cada mais curto fica difícil prever o que virá por ai. Mas corre por entre blogs de futuristas ou sites de tendências pela web que, entre as 10 tecnologias que irão mudar o mundo, quase metade se refere aos supercomputadores que estarão em nossos bolsos, roupas, e nos corpos de quase 80% da população, próteses inteligentes aptas a realizar o sonho do homem comum em se tornar um ser biônico.

Roupas inteligentes, implante de microchips no corpo, realidade virtual em gadgets e os celulares com uma capacidade de processamento cada vez maior. E tudo isso conectado a internet, assim como as TVs, as geladeiras, micro-ondas e os assistentes pessoais que atendem por comando de voz, dispositivos inteligentes que representarão mais da metade do fluxo de dados trafegado na internet.

Photo by Alex Iby on Unsplash
Photo by Alex Iby on Unsplash

Empreendedores subversivos que acreditam que a população usará toda essa tecnologia para consumir produtos feitos sobre medidas em plataformas de crowding founding, sepultando a cultura de massa e com ela os agentes da propaganda e da publicidade, ao mesmo tempo que faz surgir uma nova geração de indivíduos com superpoderes nesse mundo virtual, capazes de sozinhos em seus quartos derrubarem verdadeiros portais de mega corporações.

Esse é um futuro que se deve observar de perto e com profundidade, dia após dia, suas ações e reações, para que se possa traçar a curva, a tendência que irá apontar para o próximo passo, de todos e de muitos, de poucos e de ninguém. Um oeste selvagem, uma floresta fechada pela mata virgem ocultando civilizações perdidas ou prestes a eclodir, tendo que ser aberta na força e coragem de poucos desbravadores.

Estamos todos em nossas esferas pessoais nos aventurando no desconhecido e efêmero amanhã. Viciados no hush da adrenalina que essa surpresa diária nos proporciona. Na crença de que o novo se relevará amanhã. Não olhamos mais para os ceús para procurar por deuses ou alienígenas. Olhamos para a palma de nossa mão e lemos as linhas que nos levam para o futuro.

É um mundo lógico. Um mundo que o ocultismo da quiromancia abriu as portas para o cientista de dados, e as linhas da palma da mão se transformaram em vetores em um plano cartesiano multidimensional.

Todo seu gestos é computado. Todo dado analisado. Todo vetor tem origem em um ponto que nos leva a outro.

Isso é Phogo Mobi.

--

--